O Memorial SOGES

a) – As atas das Assembléias e Reuniões de Diretorias, arquivos de correspondência expedida e recebida, documentos contábeis, fichários de admissão e demissão de associados, todos organizados cronologicamente, em registradores devidamente etiquetados e dispostos nas prateleiras.
Todos os documentos foram submetidos a limpeza, folha por folha, com pano e, - onde necessário, aparadas as margens para melhor apresentação, sem no entanto prejudicar o texto.

b) – Três mostruários, sendo um o primeiro com as placas de prata que estavam nas caixas dos grupos de bolão. O segundo contem as medalhas conquistadas por Rudolfo Maria Rath nos anos 1925 e 1935 nas regatas em Porto Alegre, e o crachá da Olimpíada de Berlim de 1936. O terceiro contem flâmulas e o raro distintivo da Sociedade Ginástica do primeiro período, com as letras 4F, que pertencia ao Sr. Leo Joas. Os três mostruários estão devidamente protegidos com tampa de vidro.

c) – Todos os documentos e arquivos dos grupos de bolão estão acondicionados em caixas brancas de papelão, etiquetadas e organizados por grupo.

d) – Os troféus dos grupos de bolão foram na maioria expostos nas duas vitrines embutidas na sala de acesso ao Memorial; algumas no próprio Memorial.

e) - Nas paredes, a partir da esquerda da entrada, os painéis com documentos e fotografias mostram as etapas da evolução histórica do clube até a atualidade.

O Memorial da SOGES constitui um valioso acervo documental de valor histórico da nossa centenária entidade, e temos certeza, que – embora tenha enfrentado algumas turbulências – nos permite olhar com orgulho para sua trajetória de mais de um século.

SOBRE A VISITAÇÃO
O MEMORIAL DA SOGES está à disposição do público para visitação, mediante breve agendamento com a Secretaria da SOGES (telef.: ..51- 3712 1140, ou e-mail .